Educadores aldeenses participam de capacitação sobre leitura e escrita do Sistema Braille

0
123

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, ofertou o curso “Leitura e Escrita do Sistema Braille” aos educadores da rede municipal de ensino, realizado no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR), no bairro Nova São Pedro. A qualificação foi ministrada pela tutora Heloiza de Araújo, com carga horária de 80h.

A tutora Heloiza de Araújo falou sobre a importância da ministração da capacitação. “A realização do curso é muito importante porque quando se trata de inclusão, os educadores precisam estar preparados para receber esses alunos. Esse é o nosso intuito, prepará-los para acolher os nossos alunos com deficiência visual da melhor forma”, afirmou.

A capacitação teve o objetivo de apresentar aos cursistas o alfabeto convencional, cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo que o deficiente visual distingue por meio do tato. A partir de seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.

Segundo a professora da rede, Simone Silveira, participar do curso “Leitura e Escrita do Sistema Braille” está sendo muito positivo. “A Prefeitura aldeense está oferecendo esse curso gratuito, com uma carga horária ótima, não pude deixar de fazer. Optei por ele pensando na capacitação para inclusão dos nossos alunos”, disse.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here