Garantido até 2020 pela atual gestão, o programa foi instituído para beneficiar a população e contribuir no orçamento familiar, reduzindo os gastos com o transporte.
Com a necessidade de regularizar as normas municipais relacionadas ao transporte coletivo público, o Executivo encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que institui o programa “Macaé Cidadão”, que garante o benefício da passagem a R$1 somente aos moradores do município.
A proposta do programa Macaé Cidadão é cadastrar os usuários residentes no município para continuarem recebendo a concessão da tarifa reduzida, dentre outros benefícios sociais.
– Toda nossa atuação visa priorizar as necessidades da população que precisa do transporte público no seu dia a dia, e pagar apenas R$1 é um alívio no orçamento. A medida de beneficiar somente os moradores irá gerar uma economia nos cofres públicos. Com isso, podemos aplicar os recursos em outras áreas, atendendo diversas necessidades da população – frisa o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio.
As regras para a concessão do benefício somente aos moradores de Macaé serão definidas no prazo de 90 dias, após a publicação da lei que tramita na Casa Legislativa.
O transporte público de Macaé é composto por cerca de 230 ônibus, 44 linhas e 11 serviços de linhas, atuando de forma integrada, beneficiando também os moradores da serra.