Alunos da Educação Infantil participam do PROERD em São Pedro da Aldeia

Em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o 25° Batalhão de Polícia Militar leva às salas de aulas de escolas aldeenses o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Em algumas escolas municipais, o currículo do PROERD também foi voltado à Educação Infantil, destinado a crianças de cinco e seis anos, do pré II e 1° ano. Ao todo, foram promovidos oito encontros presenciais, de forma semanal, que trabalharam as temáticas por meio de cartazes. O último encontro abordou o tema “O que podemos fazer para conviver bem com outras pessoas”. A coordenadora de Saúde Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, visitou algumas unidades participantes do projeto.

A instrutora policial do programa, cabo Patrícia Paixão, trabalhou lições nas quais os alunos estudaram sobre a relevância de serviços de emergência, aprenderam sobre convivência com outras crianças, compreensão de como lidar com sentimentos (a raiva, a tristeza, a alegria) e como lidar com a diversidade cultural e o bullying, além de receberem orientações a não falar com estranhos e a respeitar os pais.

“O trabalho com a Educação Infantil é abordado por oito cartazes. Com as turmas do 5° ano, trabalhamos com a prevenção às drogas e violência, já com os estudantes menores não temos como fazer esse tipo de abordagem, porque eles não entenderiam muito bem isso. Todos os alunos participantes do programa receberam seus certificados”, afirmou a instrutora do programa, cabo Patrícia Paixão.

As unidades escolares que fizeram parte do PROERD com currículo voltado para Educação Infantil foram E. M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, no bairro Estação, E. M. Jardim Primavera, no bairro do mesmo nome, E. M. Carlota Rocha da Silva, na Ponta do Ambrósio, e E. Mz. Manoel Moraes da Silva, no Campo Redondo.

Segundo a professora do 1° ano da Escola Municipal Profª Carolina Nazareth, Nívea Resende, trabalhar a temática com os alunos é importante para o âmbito familiar e escolar. “Você começa a ver o comportamento mudar em certas atitudes e também no aprendizado. Este ano estamos trabalhando o projeto ‘Cidadão da tolerância e da paz’, além do PROERD, com isso percebo uma conduta diferente neles, a turma está mais tranquila”, disse.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here