Bandeira Azul vai ser hasteada na Praia do Peró, em Cabo Frio, pela sexta vez consecutiva

0
2

Atendendo uma série de critérios específicos, o hasteamento da Bandeira Azul, na Praia do Peró, acontece nesta quinta-feira (07), às 9h, pelo sexto ano consecutivo. A Bandeira Azul é sinônimo de orgulho para Cabo Frio, pois sua concessão atende diversas demandas como: qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços oferecidos, interesse da comunidade local, turismo sustentável e educação ambiental.

A orla do Peró está entre as 31 praias e 11 marinas aprovadas pelo programa Bandeira Azul. No total, 42 locais em todo o Brasil estão recebendo suas bandeiras durante uma cerimônia presencial em cada praia concedida. Além dos critérios acima, a Praia do Peró também passou por mais 34 critérios atendidos. As inscrições para o programa da Praia do Foguete e Pontal do Peró seguem em fase piloto, que pode durar até dois anos.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes, o município de Cabo Frio está preocupado com questões ambientais, reforçando seu compromisso na preservação do ambiente para manter a certificação.

“A concessão da Bandeira Azul confirma o esforço contínuo de manter padrões elevados de qualidade e gestão ambiental nas praias. Estamos sempre promovendo a preservação do ecossistema marinho e proporcionando uma experiência segura e agradável para moradores e diversos turistas que recebemos em nossas praias anualmente”, afirmou.

A cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró representa o compromisso com a sustentabilidade e a conservação de um patrimônio natural. Segundo a coordenadora do projeto Bandeira Azul em Cabo Frio, Luísa Reith, a partir do ano que vem, será instalado um núcleo Bandeira Azul de educação ambiental, na Escola Municipal Evaldo Salles.

“Um dos projetos que pretendemos realizar com os alunos da escola Evaldo Salles é a recuperação das áreas de restinga das dunas do Peró, principalmente ali no entorno da orla”, afirmou.

Sobre a questão da mobilidade e acessibilidade, Luísa reitera o compromisso da prefeitura em garantir acesso para pessoas com mobilidade reduzida. A parceria está em fase orçamentária e conta com apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Superintendência da Pessoa com Deficiência para a instalação de uma esteira que vai facilitar o acesso à praia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here