Defesa Civil de Cabo Frio vai promover palestras sobre reanimação cardiopulmonar

0
2

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Superintendência de Defesa Civil, em parceria com o projeto “Dicas Q Salvam Vidas”, vai promover a palestra “RCP para Todos”. A ação acontece na terça (24), no Shopping Park Lagos, no bairro Novo Portinho, das 9h às 16h, e na sexta (27), no Shopping Unapark, em Tamoios, das 9h às 12h.

A atividade acontece em alusão ao Dia Mundial da Reanimação Cardiopulmonar, instituído em 16 de outubro. As oficinas serão voltadas para os lojistas dos shoppings e para o público em geral, ministradas por instrutores da Defesa Civil e do projeto Dicas Q Salvam Vidas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 360 mil pessoas são vítimas fatais de parada cardíaca por ano, sendo 800 por dia. No mundo todo, o número chega a 17 milhões de pessoas, anualmente, que morrem em decorrência de ataque cardíaco.

“Ação visa capacitar os cidadãos em como prestar socorro em uma situação de emergência, pois a chance de sobrevivência cai a cada minuto sem socorro. Queremos conscientizar as pessoas como essa ajuda primária pode ser realizada por meio da compressão torácica e outras técnicas. É um momento de conscientizar a população para esse tema tão importante, que pode ser estendido aos lares, escolas e ambiente de trabalho”, explica o superintende de Defesa Civil, Marcus Dothavio.

Segundo ele, o objetivo da ação é “aumentar a conscientização da população sobre a importância da reanimação cardiopulmonar e ensinar habilidades de primeiros socorros”.

Além da palestra, a dinâmica das oficinas vai abordar a importância da RCP, estatísticas e como o método pode salvar vidas. Além disso, os participantes irão aprender na prática as técnicas de RCP em manequins especializados com a supervisão dos monitores para orientação e e

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here