Numa parceria entre o Hospital Dia e a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, por meio da Pastoral da Aids, será realizada nesta sexta-feira (dia 6) uma ação para marcar o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, celebrado no sábado (7 de abril). A testagem para o vírus e para a sífilis será feita no consultório anexo à Matriz Auxiliar, ao lado da cantina, das 9h às 15h. O teste é gratuito e o resultado é fornecido em 30 minutos.
Dois enfermeiros farão a testagem na sexta-feira (6). Haverá também aconselhamento antes e depois da realização do teste. De acordo com Adriana Gonzalez, da Coordenação Administrativa, inicialmente serão colocados 80 kits para a ação, mas se for necessário mais unidades serão colocadas à disposição.
“O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento assintomático, ou seja, antes que os sintomas apareçam. Isso é importante porque facilita a terapia. Qualquer tratamento tem mais êxito quando a doença é descoberta bem no princípio”, opinou Adriana.
Os serviços realizados pelo Hospital Dia são orientações para realização dos testes, tratamento e profilaxia de várias doenças. O teste rápido é feito na unidade, gratuitamente, e o resultado fornece diagnóstico para HIV, sífilis, hepatites B e C. Além disso, o hospital também oferece o serviço de profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), uma medida de prevenção à infecção pelo vírus.
A terapia consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
“Nossa intenção é colaborar, abrir espaço para que mais pessoas tenham acesso à informação e ao teste. É necessário que a população perceba a importância de se informar sobre a doença, sobre os riscos de contaminação, de se fazer a testagem”, completou Carlos Roberto Santos, coordenador da Pastoral da Aids.
O Hospital Dia fica localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, em São Cristóvão, atrás do Hospital Municipal São José Operário. O atendimento de rotina é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone é (22) 2645-3481.
SAIBA MAIS SOBRE O HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
A Aids é notificada se o indivíduo aparece no hospital com alguma doença oportunista (como câncer ou infecções) ou com a imunidade muito baixa; se, durante o tratamento dessas doenças, o paciente faz o teste de HIV e ele dá positivo, o caso é notificado como Aids.
Como transmite
– Sexo vaginal sem camisinha
– Sexo anal sem camisinha
– Sexo oral sem camisinha
– Uso de seringa por mais de uma pessoa
– Transfusão de sangue contaminado da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
– Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados
Como não transmite
– Sexo, desde que se use corretamente a camisinha
– Masturbação a dois
– Beijo no rosto ou na boca
– Suor e lágrima
– Picada de inseto
– Aperto de mão ou abraço
– Sabonete/toalha/lençóis
– Talheres/copos
– Assento de ônibus
– Piscina
– Banheiro
– Doação de sangue
– Pelo ar