Equinócio de outono: entenda a mudança de estação que começa em 20 de março

O equinócio de outono ocorre nesta segunda-feira (20), precisamente às 18h25. O evento marca o início oficial do outono nos países que estão abaixo do Equador, enquanto o hemisfério norte recebe a primavera.

O equinócio é um evento astronômico que ocorre duas vezes ao ano, no início do outono e da primavera, inaugurando as estações mais amenas do ano.

Nestes momentos, a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração. Como a Terra demora 24 horas para completar uma rotação, ambos irão durar 12 horas.

Desde o solstício de verão, o dia mais longo do ano, a duração dos períodos de Sol vai diminuindo pouco a pouco, até chegar o momento em que a parte escura e clara do dia tenham o mesmo tempo — hoje.

Depois, diminui ainda mais até chegar no solstício de inverno, a noite mais longa do ano. E aí passa a aumentar, até se igualar novamente no equinócio de primavera. E assim por diante.

Como ocorre?

O eixo de rotação da Terra não está a 90º ou perpendicular ao plano de sua órbita. Ele é inclinado 23,5º em relação a uma reta perpendicular ao plano orbital. E é isso que dá origem às estações do ano. Se o eixo estivesse a 90°, o nascer e o pôr do Sol aconteceriam na mesma hora todos os dias e não teríamos variações de clima.

Quando é verão em um dos dois hemisférios, significa que ele está próximo do Sol, ampliando as temperaturas. Enquanto isso, no outro hemisfério os raios solares incidem menos, deixando os dias mais frios.

No equinócio, a inclinação dos raios solares (praticamente paralelos entre si) que atinge cada hemisfério do planeta é equivalente.

O nome equinócio surge desse fenômeno, já que a palavra tem origem latina e significa noites iguais, resultado da junção de aequis(igual) e nox (noite).

Hoje, o Sol nasceu exatamente a leste, enquanto nos demais dias ele surge próximo ao ponto cardeal leste, do qual se afasta e aproxima de acordo com a a estação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here