Inovação ambiental em Arraial do Cabo: Projeto de biochar transforma resíduos em fertilizante sustentável

0
14

Uma pesquisa pioneira na área de agricultura e horticultura está estudando os benefícios do Biochar, uma substância com propriedades adsorventes excepcionais, que pode ajudar no crescimento saudável de mudas e contribuir na recuperação de áreas degradadas.

O Biochar é derivado do processamento da pirólise do lodo de tratamento de esgoto e poda de árvores, retransformando um passivo ambiental de alto impacto na Estação de Tratamento gerenciada pela Prolagos.

A aplicação prática ocorre no mini horto do CIEP 147, na Prainha, há aproximadamente 8 meses. Durante esse período, o horto experimentou um desenvolvimento significativo. Com resultados promissores na primeira fase, a pesquisa avançará para análises laboratoriais, seguindo os procedimentos para atender às regulamentações e padrões de certificação.

A parceria entre a Prefeitura, Prolagos e as universidades Uff, UNB, IFRJ (Macaé), UDESC (Santa Catarina) e UERJ (Resende) visa validar o Biochar como um fertilizante de alta qualidade, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis.

O Biochar, ou biocarvão, é considerado uma solução sustentável para transformar resíduos em recursos valiosos, abrindo caminho para aplicações em larga escala, enfrentando desafios ambientais e fomentando práticas agrícolas mais responsáveis.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here