Obras na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, entram em fase de finalização

0
420

Após cinco meses, as obras da parte externa da Fazenda Campos Novos entram em fase de finalização. Estão sendo revitalizados o Parque de Eventos, o galpão da Compra Solidária e a tradicional Pista de Laço. A previsão do secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves, é que a conclusão dos reparos ocorra em junho deste ano.

O Parque de Eventos recebeu a reforma na cozinha e nos banheiros, e também ganhou um banheiro adaptado, que está em fase de acabamento. O galpão da Compra Solidária, usado pelos produtores rurais, recebeu novas telhas e a instalação de um novo portão. O piso também precisou ser trocado e já está sendo concluído. Na tradicional Pista de Laço foi construído um novo curral com adaptações que diminuam o risco de acidente para os animais. Também foi criada a demarcação de meio fio para evitar a saída areia e o acúmulo de água.

“Foram quatro anos de abandono, com estrutura precária, sem realização de eventos agropecuários. A Fazenda Campos Novos tem grande importância para Cabo Frio devido à sua história. Nós queremos retomar projetos que são tradição na cidade, como a Exposição Agropecuária, por exemplo. A obra também é importante para manter higiene do ambiente, ordenamento do espaço e segurança para os visitantes”, destacou o secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves.

A Fazenda Campos Novos é uma das mais antigas do Brasil, com construção iniciada em 1690 e fazia parte do projeto da Companhia de Jesus para ocupação do litoral fluminense. Em 1832 ela recebeu a visita do maior naturalista de todos os tempos, Charles Darwin, durante sua viagem ao norte fluminense, de 08 a 24 de abril daquele ano.

Em novembro de 2011, o sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, localizada no distrito de Tamoios, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). Com o tombamento federal – cujo processo foi iniciado em 2002 – todo o conjunto composto pela casa, capela e cemitério passou a ser reconhecido com elevado valor histórico e arquitetônico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here