Polícia faz buscas em Búzios em casa de empresário que lavava dinheiro com milícia

0
446

A Polícia Civil do RJ prendeu nesta quinta-feira (1º), na Operação Contaminação, um homem apontado como um dos responsáveis pela lavagem de dinheiro da maior milícia do estado, chefiada por Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho. 

A TV Globo apurou que Cleber Oliveira da Silva, o Clebinho, foi preso em casa, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, por agentes da Delegacia Especializada em Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro. Ele já havia sido detido em 2017 e está com a milícia desde quando o grupo paramilitar era conhecido como Liga da Justiça. 

Na casa de Clebinho, policiais apreenderam duas metralhadoras, munição e joias.

Um PM e um ex-PM, expulso da corporação, também foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Um mototaxista que estaria seguindo os policiais e alertando milicianos foi conduzido à Cidade da Polícia. 

Segundo a especializada, Clebinho é dono de postos de gasolina e lojas de conveniência usados para dar aparente legalidade ao dinheiro obtido com taxas de segurança, agiotagem, extorsões, comércio ilegal de combustíveis, tráfico de armas e exploração do transporte alternativo e de máquinas caça-níqueis. 

A mulher dele também é investigada no esquema.

Equipes também saíram para cumprir 42 mandados de busca e apreensão em endereços no Rio de Janeiro e em Minas Gerais — Armação dos Búzios e Juiz de Fora eram dois deles. A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens e arresto de valores até R$ 93 milhões, além da quebra de sigilos fiscal e bancário. 

A apuração teve início a partir do encaminhamento de dados de inteligência financeira pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), dando conta de movimentações financeiras suspeitas — como entradas de recursos em espécie depositados em contas de suas empresas, de forma fracionada. 

Segundo as investigações, Clebinho possui um patrimônio incompatível com seus rendimentos: três apartamentos, uma mansão em Búzios, um terreno em Teresópolis, veículos, três motoaquáticas e uma lancha. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here