Prefeitura de Búzios informa sobre a recente ocorrência de algas em pontos da Praia de Geribá

0
307

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, gostaria de informar à população sobre a recente ocorrência de algas em pontos da Praia de Geribá.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a presença dessas algas, conhecidas como sargaço, é um fenômeno natural. Trata-se de uma espécie de alga que é base alimentar para tartarugas e outros animais marinhos que habitam áreas profundas. Essas algas são comuns em diversas partes do mundo e fazem parte do ecossistema marinho.

É necessário compreender que variações climáticas e mudanças na direção das marés podem ocasionar o transporte dessas algas para áreas costeiras, como a Praia de Geribá. Assim, mesmo em locais onde não é comum encontrar grandes concentrações de algas, eventos como esse podem ocorrer devido à dinâmica natural do oceano.

Quanto à preocupação relacionada à qualidade da água do mar, esclarecemos que não há indícios de contaminação por esgoto. O sistema marinho possui uma capacidade natural de se recuperar, especialmente nas áreas dinâmicas como a região próxima à Praia de Geribá. Portanto, descartamos a hipótese de que a presença das algas seja resultado de um despejo exagerado de esgoto.

Por fim, é informado que a Secretaria de Serviços Públicos atuou para realizar a limpeza da praia, garantindo a conservação do ambiente e o conforto dos frequentadores. A Prefeitura de Búzios permanece à disposição para fornecer informações adicionais e seguir acompanhando a situação para garantir o bem-estar da comunidade e a preservação do nosso litoral.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here