Projeto Defesinha de São Pedro da Aldeia abre inscrições para jovens de Iguaba Grande

O Projeto Defesinha, promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, vem ganhando cada vez mais credibilidade em toda a região. O sucesso é tanto que a Defesa Civil aldeense, responsável pela iniciativa, abriu vagas para a formação de um novo núcleo, que fica em Iguaba Grande. Crianças entre 04 e 14 anos de idade, moradoras da cidade, também poderão participar da edição “Verão 2019” do projeto. São 100 vagas. As inscrições tiveram início nesta quarta-feira (02) e seguem até a sexta-feira (04), na sede da Defesa Civil de Iguaba Grande. O projeto educacional terá início na próxima terça-feira (08) e seguirá até o dia 31 de janeiro. No ato da inscrição, são solicitados dois pacotes de leite em pó integral, de 400g, para doação ao INCAvoluntário. Lembrando que as vagas para as crianças de São Pedro da Aldeia já foram fechadas no mês passado.

O diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, falou sobre o novo núcleo do projeto. “O Defesinha é um projeto de São Pedro da Aldeia e está se expandindo. Nosso maior objetivo é ampliar as atividades a nível estadual, visando a capacitação e conscientização dos jovens. No ano que vem, vamos buscar mais apoio de outros municípios para abrir novos núcleos. Todas as atividades serão gerenciadas pela nossa Defesa Civil. O Prefeito Cláudio Chumbinho valoriza essa integração entre os municípios da região e a Prefeitura de Iguaba Grande está sendo uma grande parceira”, destacou.

O núcleo de Iguaba Grande vai contar com a participação de 10 monitores voluntários. As crianças serão recebidas pela Defesa Civil da cidade. Depois, deverão se encontrar com os responsáveis pelo Projeto Defesinha na Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia. De lá, todos os participantes, de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, seguirão juntos para realizar as atividades promovidas pelo projeto educacional aldeense. No primeiro dia, 08 de janeiro, as crianças vão pegar os uniformes, além de receber orientações e esclarecer dúvidas.

Uma das monitoras voluntárias será a ex-aluna do projeto, Letícia Nazares, de 19 anos. “O Defesinha vai continuar sendo a melhor coisa que aconteceu para mim. Agora como monitora, vou ensinar o que me ensinaram, repassando o que aprendi para os novos alunos. Meu irmão está muito animado com essa oportunidade de participar do Defesinha de São Pedro da Aldeia. Esse projeto é algo que a criança leva para a vida inteira, como eu levei”, disse Letícia, que estava acompanhada de outro voluntário, Richard dos Santos, de 15 anos.

No dia 18 de dezembro de 2018, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia ofereceu 200 vagas do projeto às crianças aldeenses. Em menos de duas horas as inscrições foram encerradas devido à grande procura da população e 20% das vagas foram destinadas a jovens com necessidades especiais. A programação do projeto conta com palestras educativas, visitas à sede da Defesa Civil, Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e Corpo de Bombeiros, além de atividades em praias da região. O encerramento, com formatura, está previsto para acontecer em 31 de janeiro.

A primeira pessoa a aproveitar a abertura do novo núcleo do projeto aldeense foi Marcelo Tavares, que inscreveu seus filhos de 05 e 07 anos de idade. “Esse projeto de São Pedro da Aldeia é muito importante, porque vai formando a personalidade das crianças, que aprendem coisas novas, como a ajudar o próximo, além de fazer amizades e brincarem. Como vi que meus filhos estavam na faixa etária, resolvi inscrevê-los”, comentou.

Os 300 participantes serão divididos entre os grupos “Defesinha”, para crianças entre 4 e 8 anos, “Defensores”, de 9 a 11 anos, e “Protetores”, com alunos de 12 a 14 anos. Cada grupo contará com um instrutor e seis monitores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here