Defesa Civil de Cabo Frio coloca município em “Estado de Observação” em razão da possibilidade de ventos fortes

0
11


Devido à instabilidade do tempo, prevista para esta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de setembro, a Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio entrou em “Estado de Observação” pelas próximas horas. O órgão está monitorando o deslocamento da frente fria, provocando o fenômeno atmosférico chamado de “cavado”, sobre a região, que pode provocar ventos de até 74km/h na costa e de até 90km/h em alto mar. Toda equipe está de prontidão.

A Marinha do Brasil emitiu alerta para todo o Estado. A Defesa Civil de Cabo Frio reforça os cuidados que as pessoas devem ter, diante da ocorrência de ventos fortes.

Na rua, o cidadão não deve se abrigar debaixo de árvores ou de coberturas metálicas. Além disso, deve evitar a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar, além de permanecer próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção. As pessoas devem, também, evitar passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas. Aos motoristas não é recomendado o estacionamento de veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, a Defesa Civil orienta que a população não queime lixo ou ateie fogo em terrenos para remover vegetação, assim como deve-se evitar o acendimento de fogueiras e descarte de bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata. Em caso de queda de árvore, é possível que a rede de energia se rompa e, por essa razão, o cidadão deve se manter longe.

O superintendente de Defesa Civil, Marcus Dothávio, destaca ainda o risco de focos de incêndio nesta época.

“Estamos passando por uma época em que a vegetação está muito seca, com mais facilidade de pegar fogo. Com os ventos, as chamas se espalham mais rápido. Nos últimos dias, tivemos registros de cinco focos de incêndio no Pontal do Peró e no Mirante do Arpoador. Pedimos que a população fique atenta às recomendações, para que pequenos focos não se tornem grande incêndios. O risco de incêndio florestal, em nossa região, está muito alto”, afirma o superintendente de Defesa Civil.

Ainda segundo ele, a previsão é que na tarde desta quinta-feira (14), chegue à região uma frente fria, fazendo com que os ventos percam a intensidade. “Até lá, o município segue em Estado de Observação”, ressalta Marcus Dothávio.

Em caso de emergência, entre em contato pelo número (22) 2647-0199 ou 199. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo 193.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here