Feriado de 7 de setembro, em Cabo Frio, vai ter cortejo e celebração pelos 86 anos da Banda Santa Helena

0
21

O feriado de 7 de setembro, em Cabo Frio, tem uma comemoração especial, que vai além da celebração pela independência do Brasil. Neste dia também se comemora o aniversário da tradicional Banda Santa Helena, que em 2023 completa 86 anos de existência. Para celebrar a data, os músicos vão sair em cortejo da sede, que fica na Rua 13 de Novembro, 282, no Centro, até o Cemitério Santa Isabel, no bairro Portinho.

O simbólico cortejo tem a intenção de homenagear os ex-integrantes da Banda Santa Helena, que já partiram deste mundo. Tradicionalmente, em 07 de setembro, dia da fundação da Sociedade Musical, os músicos seguem rumo ao cemitério, entoando composições, em um verdadeiro tributo aos fundadores e ex-companheiros de banda.

A solenidade vai começar às 9h, com o hasteamento da Bandeira do Brasil, na sede da Sociedade Musical. De lá, a banda seguirá rumo ao cemitério, onde será realizada homenagem póstuma aos ex-integrantes da banda. Em seguida, todos retornam ao Centro, parando em frente às residências dos ex-presidentes e do fundador maestro Clodomiro Guimarães.

A Banda Santa Helena, carinhosamente conhecida como “Furiosa”, foi fundada em 7 de setembro de 1937, e é considerada patrimônio imaterial e cultural de Cabo Frio. Ao longo das décadas, a Sociedade Musical se tornou um componente essencial da cultura cabo-friense, desempenhando também papel importante na formação musical de várias gerações.

Para o secretário de Cultura de Cabo Frio, João Felix, a Banda Santa Helena é a grande guardiã da memória do município.

“A Sociedade Musical Santa Helena desempenha um papel de relevância inestimável na cena musical cabo-friense. Ao participar de eventos como retretas e alvoradas, a Banda se consolida como guardiã da memória viva da nossa cidade. Preservar esta tradição é de extrema importância, pois sua significância transcende o tempo”, finaliza o secretário.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here