Infestação do escorpião mais perigoso do país é monitorada em Búzios

0
5

Uma infestação do escorpião-amarelo, o Tityus serrulatus, considerado o mais perigoso do Brasil, está sendo monitorada na cidade de Armação dos Búzios. 

O Instituto Vital Brazil (IVB) informou que, só no começo de fevereiro, houve a captura de 200 escorpiões da espécie na cidade. Os animais coletados foram incorporados à criação do Laboratório de Artrópodes do instituto, sendo mantidos para pesquisa e extração de veneno.

Neste mês, agentes do IVB deram treinamento teórico e prático à equipe da Prefeitura de Búzios. Também houve a criação de fluxo de envio dos escorpiões coletados ao instituto, orientações à população e identificação das áreas infestadas, mapeamento que continua a ser feito pelo município.

O biólogo e coordenador do Laboratório de Artrópodes do Instituto Vital Brazil, Claudio Maurício Vieira, alerta que: 

A presença desses animais tem aumentado consideravelmente nos últimos cinco anos em áreas onde antes eram menos frequentes, principalmente na Região dos Lagos.

“Uma das estratégias essenciais que desenhamos para lidar com essa situação é o apoio teórico e prático às prefeituras para a identificação, prevenção e controle da proliferação de escorpiões. Isso inclui, por exemplo, a capacitação dos técnicos municipais de vigilância e agentes de saúde”, defende o biólogo. 

Um levantamento do IVB mostra o alto número de acidentes com escorpiões e aranhas no Estado do Rio de Janeiro.

  • 2020 – 1.234 acidentes
  • 2021 – 1.219 acidentes
  • 2022 – 1.293 acidentes

Juntos, os acidentes com aranha e escorpião são os mais comuns no estado, correspondendo a 58,2% dos registros com animais peçonhentos. 

Em Búzios, não houve registro de ataque neste ano. Segundo o Instituto Vital Brazil, o último pico na cidade ocorreu em 2019, com 19 acidentes envolvendo escorpiões. O dado é do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here