O SOMBRA: Tudo sobre a política da Região dos Lagos nesta quarta-feira, dia 29

Arraial do Cabo

A Praia dos Anjos recebeu, nesta quarta-feira (29), a atuação inédita do projeto Blue Keepers da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil. O projeto envolve a execução de coletas sistemáticas de resíduos em praias oceânicas e lagunares presentes nos cinco municípios atendidos pela Prolagos, parceira local da iniciativa. A análise desses dados desempenha um papel crucial na identificação da fonte dos materiais coletados. A estratégia planejada incluir a repetição regular dessas coletas nos mesmos pontos a cada trimestre, ao longo de um período de um ano. O Blue Keepers é uma iniciativa que promove a mobilização de recursos e a inovação tecnológica contra a poluição oceânica por resíduos sólidos. Estamos diante de uma crescente maré de resíduos que representa uma séria ameaça ao nosso meio ambiente e exige ações colaborativas.

Texto e fotos: Vanessa Rodrigues

Cabo Frio

O Conselho de Patrimônio de Cabo Frio acatou a recomendação do Ministério Público de paralisar a votação que vai decidir pela preservação ou demolição da Casa dos Gagos, devido um projeto que pretende erguer na área um condómínio de luxo. O Conselho, entretanto, votou a inclusão do relatório que é favorável ao tombamento e a preservação do patrimônio dentro do processo da Casa dos Gagos. Oito dos 11 presentes foram favoráveis: IPHAN, Inepac, Ibram, Câmara, IFF, Cultura, Turismo e Cabo Frio Solidaria, Votaram contra Igualdade Racial. Não votaram: Planejamento e Procuradoria. O Conselho do Patrimònio, agora aguarda a tramitação do projeto de lei, de autoria do vereador Davi Souza, que preserva o imóvel para voltar a discutir o assunto. O ativista Lucas Muller considerou disse que “a primeira batalha pela preservação foi vencida”.

São Pedro da Aldeia

A Patrulha Maria da Penha de São Pedro da Aldeia completa um ano com o registro de mais de mil ocorrências e com, pelo menos, 25 mulheres sob medida de proteção e monitoramento. A data será marcada por um encontro, nesta quinta-feira (30), no auditório da secretaria de Educação, que vai contar com a presença de autoridades e palestras sobre o combate da violência contra a mulher. Os registros da patrulha aldeense revelam que 48,2% dos casos a violência é recorrente e a vítima já foi agredida anteriormente. Mais de 50% dos supostos agressores possuem passagem criminal e 91,7% fazem uso de álcool; 66,7% de maconha e 54,2% de cocaína. Segundo os dados, 51% das mulheres aldeenses foram vítimas de agressão e 40,8% de violência psicológica que levaram a 14 prisões em flagrante. Denúncias podem ser feitas através do 180 ou pelo telefone (22) 9.9944-6157 que recebe ligações e mensagens de texto e de voz.

Búzios

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, realiza hoje o Casamento Comunitário Búzios – 2023. A cerimônia começou às 15 horas, no Geribá Tennis Park. Ao todo, 34 casais vão realizar o sonho de sacramentar o matrimônio e fortalecer sua união. O objetivo da solenidade é oferecer uma celebração harmoniosa e que ofereça uma experiência repleta de sentimento e significado, tanto para os casais quanto para os convidados. A união civil foi realizada no dia 14 de novembro, no Cartório de Búzios. O evento contará com decoração especial, entrada dos noivos e marcha nupcial. Cada casal poderá levar, no máximo, oito convidados, que poderão acessar a área destinada para assistir a celebração.  A ação conta com apoio de empresários especialistas no ramo e também do comércio local, que se mobilizam para apoiar a cerimônia oferecendo cortesias aos casais. Entre os brindes estão desde a decoração do casamento, penteado, maquiagem, acessórios para as noivas e corte de cabelo para os noivos. Tudo para tornar o dia inesquecível.

Iguaba Grande

O vereador Fabrício Torquato, segundo os corredores da Câmara Municipal de Iguaba Grande, por onde passa e encontra uma obra, para para filmagem e fotografia. Dizem as más linguas que Torquato já está até causando ciúmes no homem da mangueira, o vereador Júnior Bombeiro.

Araruama

A Agência Nacional de Petróleo, ANP, repassou, neste ano, R$1,27 bi para os municípios da região, relativos à produção de petróleo. Araruama recebeu a segunda maior parcela da Região dos Lagos. ANP repassou para o município pouco mais de R$ 350 milhões.

Saquarema

Nos dias 2 e 3 de dezembro, Saquarema será palco para o “Saquarema International Cup”, válido pela segunda etapa do Circuito Nacional Mineirinho de Jiu-Jitsu 2023/24. Organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo, com a chancela da International Sports Brazilian Jiu-Jitsu Association, com o apoio da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, o evento acontecerá no Ginásio de Esportes da Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz (FAETEC Bacaxá), localizada na Rua Capitão Nunes, próximo ao Estádio Elcyr Resende de Mendonça. Recheado de atrações, a competição contará com premiação em dinheiro para os campeões dos absolutos, além do Festival Kids e das super lutas nos desafios Master Black Belt, Novos Talentos e o Super GP Black Belt, que dará ao campeão, uma passagem para disputar o Europeu 2024 da ISBJJA, em Coimbra, Portugal. O “Saquarema International Cup” terá início às 10h, com entrada gratuita nos dois dias de evento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here