Senac RJ realiza Comitê Técnico Setorial para discutir Turismo nas Baixadas Litorâneas

O Senac RJ promove, na próxima terça-feira, 4 de setembro, no Malibu Palace Hotel, em Cabo Frio, encontro regional do Comitê Técnico Setorial sobre o setor do Turismo da região das Baixadas Litorâneas. O objetivo é promover a maior aproximação entre o Senac RJ e representantes do turismo das Baixadas Litorâneas, que engloba também os municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Búzios, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras. O evento visa identificar desafios, tendências, necessidades e sugestões desse mercado e reunir subsídios para o desenvolvimento de cursos e projetos educacionais alinhados às demandas dos empresários e da sociedade.

Parte de um amplo programa voltado para o desenvolvimento das vocações do Rio de Janeiro, os Comitês regionais têm o objetivo de abrir o diálogo e entender as demandas locais com maior representatividade em cada segmento. O primeiro encontro foi realizado em março, na capital do Rio e o segundo, em junho, na Serra Imperial.

A diretora do Senac RJ Ana Cláudia Martins abre o encontro do Comitê Técnico Setorial e, na sequência, a diretora do Sesc RJ Regina Pinho falará sobre Turismo Social. Em seguida, o diretor da Faculdade de Tecnologia Senac Rio, Victor Lamas, ministra a palestra “Posicionamento turístico x experiência do cliente”. Victor é mestre em Educação com foco em novas tecnologias, bacharel em Turismo e certificado por Harvard para a metodologia de estudos de casos pela Universidade americana.

Já a terceira parte do encontro consiste em uma reunião de trabalho em que os grupos focais irão debater desafios e experiências positivas serão convidados a analisar o portifólio dos cursos de educação profissional do Senac RJ a fim de subsidiar a elaboração de novos perfis e manter a instituição sintonizada com as tendências e necessidades do mercado.

Constituído por representantes de empresas, associações de referência, sindicatos patronais e de trabalhadores, membros da sociedade civil, do meio acadêmico e de instituições de pesquisa, ciência e tecnologia, além de especialistas do próprio Senac RJ, o Comitê Técnico Setorial é uma ferramenta de escuta do mercado acerca das demandas do mundo do trabalho, da sociedade e dos diversos setores atendidos pela instituição.

Vocação Regional O estado do Rio de Janeiro é reconhecido como destino turístico tanto nacional quanto internacional por possuir uma vasta oferta de atrativos turísticos, tanto culturais quanto naturais. O Turismo foi responsável por movimentar diretamente R$ 26,6 bilhões em 2016, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Somados os impactos diretos e indiretos, o valor chegou a R$ 41 bilhões naquele ano.

Até a década de 1960, as atividades econômicas que caracterizavam as Baixadas Litorâneas estavam relacionadas à exploração do sal, produção de laranja, pesca e pecuária. De lá para cá, além do petróleo, também ganharam relevância as atividades ligadas ao turismo e ao lazer. Resultado disso é que quase 25% de toda a mão de obra formal exercem atividades relacionadas ao Comércio Varejista. No Senac RJ, 12, 4% do total dos alunos e egressos da região fizeram cursos relacionados ao Turismo, como Camareiro, Recepcionista em Meios de Hospedagem, entre outras ofertas.

Segundo dados do Senac RJ, o setor turístico emprega mais de 300 mil profissionais fluminenses, em diversas ocupações, como camareiros e recepcionistas de hotel, agentes de viagem, entre outros, além de gerar renda para profissionais autônomos como guias turísticos e motoristas. Na cidade do Rio de Janeiro, a taxa de ocupação hoteleira supera os 40%, em média, nos últimos anos, atingindo 55% nos estabelecimentos de quatro estrelas. Os turistas vêm ao Rio de Janeiro tanto a lazer (41%), quanto a trabalho (41%).

Comitê Técnico Setorial – Turismo – Baixadas Litorâneas

4 de setembro de 2018

Horário: 8h às 13h

Local: Malibu Palace Hotel (Avenida Hilton Massa, 900 – Centro, Cabo Frio – RJ)

Horário: 8h às 13h

Programação:

8h – Welcome Coffee

8h30 – Abertura – Diretoria Regional do Senac RJ

8h50 – Palestra: Posicionamento turístico x experiência do cliente – Victor Lamas

10h30 – Coffee Break

11h – Atividade: Proposta de de avaliação do portfólio de para a Região das Baixadas Litorâneas

13h – Encerramento

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here