Prefeita de Araruama é condenada pela justiça a pagar multa por nepotismo

0
112

Uma decisão em primeira instância da 1ª Vara Cível de Araruama condenou a prefeita da cidade, Lívia Soares Bello, a pagar multa de R$ 10 mil (metade para o Estado e outra metade para a Prefeitura) por nepotismo.

Segundo a Justiça, ela nomeou sua mãe, Geovannia Soares Bello, para assumir cargos na Prefeitura. A decisão, que saiu nesta quarta-feira (3), cabe recurso.

Lívia e Geovannia também foram condenadas a devolver, com juros e correção monetária, todos os salários que a mãe da prefeita recebeu enquanto ocupava cargos na administração pública.

O processo que começou com uma ação popular feita em 2017. Na época, o Ministério Público conseguiu uma liminar que afastava Geovannia do cargo de Assessora de Assuntos Estratégicos.

A defesa alegou que Geovannia era servidora municipal há 23 anos e, segundo consta no processo, “tinha amplo e notório conhecimento da organização executiva municipal, sendo uma pessoa habilitada e com aptidão a exercer o cargo”.

Em março de 2017, a Prefeitura divulgou a exoneração de Geovannia do cargo de assessora, mas, no mesmo dia, a mãe de Lívia foi nomeada secretária Municipal de Governo, ocupando o cargo, segundo a Prefeitura, durante apenas quatro meses naquele ano.

Ao tentar uma posição da Lívia e Geovannia sobre a decisão, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Araruama informou ao G1 que a prefeita vai recorrer da decisão.

“A prefeita vai recorrer da decisão tendo em vista sua mãe ser servidora concursada efetiva por 24 anos no município, e terem outros municípios vizinhos com parentes nomeados, inclusive, como secretários”, disse.

De acordo a Justiça, uma cópia da decisão foi encaminhada à Câmara de Vereadores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here