Cabo Frio sediará capacitação para contenção de vazamentos de petróleo

As empresas Equinor, Witt O’Brien’s e Ocean Pact estarão em Cabo Frio no dia 29 de novembro para realizar uma simulação de vazamento de óleo (petróleo) que servirá como capacitação para pescadores e comunidade ribeirinha para atuar na proteção das praias, em caso de acidentes. A ação acontecerá a partir das 9h em um trecho da Praia do Peró e engloba conceitos de estratégia de resposta de emergência, área de contenção, limpeza da praia e recuperação da fauna e será destinada a pescadores da Colônia Z4, moradores da Praia do Peró e mulheres envolvidas na cadeia de pesca do município.

Representantes das três empresas que atuam conjuntamente a serviço da Petrobras na Bacia de Campos estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (6), com representantes da Coordenadoria de Meio Ambiente, Guarda Marítima e Ambiental, Capitania dos Portos e da coordenação local do Bandeira Azul para apresentar o cronograma da capacitação e acertar os detalhes para a simulação. Eles já estão em Cabo Frio mantendo contato com os pescadores e outros parceiros na realização da simulação. Serão utilizadas quatro embarcações e capacitados 28 pescadores e 12 moradores do Peró.

“Nossa intenção é capacitar a população para apoio na minimização de eventual impacto ambiental causado por vazamento de óleo no mar. O treinamento, portanto, representa o reforço em termos de apoio em uma eventual emergência relacionada ao derramamento de óleo. Por meio do curso mostraremos os equipamentos utilizados no momento do desastre e como ajudar as equipes especializadas em situações relacionadas a derramamentos de óleo no mar com toque na costa, onde é feita a limpeza da praia”, disse Maíra Ventura, consultora da Equinor.

Para Monique Freire, especialista em gestão de emergência da Witt O’Brien’s, a escolha da Praia do Peró para a simulação é uma feliz coincidência com a certificação Bandeira Azul. “Agora a Praia do Peró terá mais um item que a tornará mais sustentável, uma vez que terá entre seus moradores pessoas treinadas para qualquer tipo de acidente com vazamento de óleo em alto mar. Nós trabalhamos para que os resíduos não cheguem à areia, mas, em último caso, teremos pescadores e moradores aptos a evitar danos maiores”, afirmou.

A simulação acontecerá em um trecho da Praia do Peró fora da área certificada pelo Programa Bandeira Azul e terá todo apoio necessário da Coordenadoria de Meio Ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here