Campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima semana e Cabo Frio tem baixa procura por imunização

0
77

A secretaria de Saúde de Cabo Frio informou que a cidade está com baixa procura pela imunização contra a gripe. A campanha de vacinação termina na próxima terça-feira (30) e o número de pessoas imunizadas não chegou nem à metade do público-alvo.

As doses estão disponíveis em 28 postos (veja lista completa abaixo), das 9h às 17h. As vacinas são aplicadas respeitando as recomendações de distanciamento social durante a pandemia. O uso da máscara é obrigatório no ato da vacinação e é recomendável a utilização de álcool em gel. 

Nesta segunda fase da terceira e última etapa da campanha o público-alvo são os professores de rede pública e privada e pessoas de 55 a 59 anos de idade. 

Na primeira fase desta terceira etapa foram vacinadas crianças de 6 meses a menor de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas. 

Em Cabo Frio, 3.982 pessoas já receberam as doses desde o início da campanha, no dia 11 de maio. 

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, até o momento foram vacinadas: 

  • Crianças: população 14.796, vacinados: 3.118 (21.07%)
  • Gestantes: população 2008, vacinados: 589 (29,33%)
  • Puérperas: população 330, vacinados 70 (21,21%)
  • Adultos: população 9.397, vacinados 3920 (41,72%)

Apesar de não ter eficácia contra o coronavírus, a vacina ajuda na prevenção de doenças respiratórias, comuns no inverno. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Patrícia Freitas, os sintomas da gripe e do novo coronavírus são muito parecidos. 

“A imunização é uma forma de resguardar os mais vulneráveis e evitar a procura por serviços de saúde nesse período de pandemia da Covid-19, quando a demanda nos prontos socorros dos hospitais está maior”, disse a coordenadora. 

Confira a lista dos postos com vacina contra a gripe

  • Centro de Saúde Oswaldo Cruz, 
  • ESF Praia do Siqueira,
  • Hospital Dia (localizado na Rua Expedicionários da Pátria, bairro São Cristóvão) 
  • Postos de Saúde dos bairros Araçá, Boca do Mato, Angelim, Botafogo, Cajueiro, Caminho de Búzios, Gamboa, Guarani, Jacaré, Jardim Caiçara, Jardim Náutilus, Manoel Correa, Maria Joaquina, Monte Alegre, Nova Califórnia, Parque Burle, Samburá, Santo Antônio, São Jacinto, Unamar, Vila do Ar, Vila do Sol, Vila Nova e Tangará.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here