Iguaba Grande é pioneira em Reabilitação Física e Intelectual

0
239

Para atender a uma importante demanda existente no município de Iguaba Grande, a Prefeita Grasiella Magalhães através da Secretaria de Saúde inaugurou no ano passado, no mês de junho, o Flo’ser, um Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual, que atende aproximadamente 100 pacientes, entre crianças e adultos.

Os pacientes com o perfil de deficiência física ou intelectual são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo a Coordenadora do Flore’Ser, Thelma Bulhões o Serviço Social da Unidade faz o levantamento das demandas necessárias. “É feito um levantamento, como por exemplo, a inserção no BPC (Benefício de Prestação Continuada), gratuidade nos transportes públicos (SETRANSOL) e afins”, destacou Thelma.

Após o atendimento pelo Serviço Social, é agendada a avaliação multiprofissional, onde são definidas as terapias necessárias, as metas e objetivos, que é chamado de criação de um Projeto Terapêutico Singular. A equipe do Centro de Reabilitação mobiliza outros setores da Saúde e também de outras Secretarias ou Órgãos, como Educação, Ação Social, Conselhos Municipais, entre outros. Thelma enfatizou que o paciente é reavaliado a cada seis meses. “Nessas reavaliações são identificadas quais são as atuais demandas e avanços do paciente. Os atendimentos são realizados de forma individual ou em oficinas”, acrescentou a Coordenadora.

A equipe técnica desenvolve Oficina de Estimulação Precoce para crianças com atraso no desenvolvimento neuro psicomotor e microcefalia; Oficina de Parkinson; Oficina Terapêutica de Estimulação Continuada voltada para o público infanto-juvenil; Roda de Conversa com Famílias na perspectiva do “cuidando do cuidador” e “resgate da autoestima”; palestras de saúde e orientações em saúde para as escolas municipais; bem como atendimentos médicos na áreas de Neurologia e Ortopedia.

O Centro Especializado possui nove salas bem amplas onde são trabalhadas as especialidades de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Oficina de Música, Serviço Social, Enfermagem, Neurologia e Ortopedia. A Unidade funciona de segunda a sexta das 8h às 17h e fica localizada no bairro de Cidade Nova, na Rua Dr. Antônio Teixeira, n°40.

Parceria com os Pais Eficientes de Iguaba Grande

O Flore´Ser também conta com a participação do Grupo Pais Eficientes de Iguaba Grande, que foi fundado em 2016, com o objetivo de se reunir mensamente para discutir ideias, elaborar projetos e também desenvolver formas de apoio aos demais pais que tem filhos com necessidades especiais e são pacientes do Centro.

No mês passado, o Grupo realizou uma caminhada em Conscientização ao Dia Internacional do Autismo. Atualmente os pais se reúnem em um espaço cedido pela Primeira Igreja Batista de Iguaba Grande, onde se encontram com mais frequência. Também fazem parte do grupo, responsáveis por crianças com Síndrome de Down e com Microcefalia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here