Bike Night Cabo Frio terá edição especial em comemoração ao Plano de Mobilidade Urbana

Nesta quinta-feira (30), o Bike Night Cabo Frio terá edição especial em comemoração à sanção do Plano de Mobilidade Urbana pelo prefeito Dr. Adriano Moreno, no início desta semana. O ponto de encontro é na Rua Expedicionário da Pátria, nº 952, em São Cristóvão, às 19h30. O evento é gratuito e aberto à população.

“O passeio celebra uma conquista dos ciclistas, pois o plano prioriza o transporte não motorizado e contempla várias demandas deles, como a sinalização das ciclovias e ciclofaixas existentes e a implantação de uma malha cicloviária conectada, além de prever aproximadamente 160 km de ciclovias e ciclofaixas. Além disso, eles participaram de todas fases da elaboração do projeto”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback.

Segundo o organizador do Bike Night, Wellington Alves, essa era uma das lutas do movimento. “Vamos juntos pedalar para celebrar a conquista das ciclovias na cidade para segurança dos ciclistas. O prefeito sancionou a lei, com isso o município pode receber verbas federais e, agora, tem ferramenta para buscar melhorias no trânsito”, comemorou.

Para participar do passeio noturno basta ter uma bicicleta e muita disposição para encarar o percurso de aproximadamente 15 km, que finaliza no mesmo local do ponto de partida. Quem não tem bicicleta, pode alugar no local de concentração do grupo. O passeio ciclístico acontece todas as quintas-feiras.

Sobre o Plano de Mobilidade Urbana

O Plano de Mobilidade Urbana foi sancionado na segunda-feira (27) pelo prefeito Dr. Adriano Moreno, após ser aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. O projeto prevê ações de curto, médio e longo prazo e aborda os seguintes aspectos: Acessibilidade, Planejamento Cicloviário, Transporte Público Coletivo, Transporte Motorizado Individual, Mobilidade e Turismo, Infraestrutura e Planejamento Urbano, Educação para o Trânsito e Transporte de Cargas.

Para elaborar o documento, foram realizadas pesquisas qualitativas e de origem e destino,

com a participação popular e foi aprovado por instituições da sociedade civil. A finalidade do levantamento foi entender as viagens realizadas pelos usuários. Foram realizadas também pesquisas de contagem volumétrica, para compreender os quantitativos de veículos – motorizados ou não – que passam pelas respectivas vias.

O plano foi apresentado dentro do prazo estipulado pelo Ministério das Cidades, e traça diretrizes e propostas a serem implantadas na cidade. Com isso, Cabo Frio integra o grupo de municípios que cumpriram o calendário estabelecido pelo Ministério das Cidades. O documento começou a ser elaborado em 2017 e, em 2019, passou a contar com a cooperação técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Agora, Cabo Frio está apta a requerer recursos federais para a implantação de projetos inseridos no documento. A versão digital pode ser acessada no site oficial da Prefeitura através do link: http://bit.ly/30HZPxQ .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here