Lagoa de Araruama entra no período de defeso e equipes patrulham pontos para inibir pesca ilegal

0
137

Patrulhas da Guarda Civil, Ambiental e agentes da Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) fazem a fiscalização na Lagoa de Araruama, desde a madrugada desta quarta-feira (1º). Com o início do período do defeso, a pesca de qualquer espécie por vara, linha ou redes fica proibida.

A interrupção da pesca é para a preservação das espécies que estão em reprodução e a medida é válida nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

De acordo com o coordenador da Operação de Defeso, Paulo Arruda, o pescador que for flagrado em ação será autuado. A pesca ficará proibida durante três meses, tempo em que os trabalhadores que dependem da atividade e são cadastrados no Ministério da Pesca e Agricultura vão receber o seguro-defeso. O benefício no valor de um salário mínimo por mês é liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A atividade poderá ser retomada no dia 31 de outubro na Lagoa de Araruama, que é o maior complexo lagunar de água salgada do mundo. Quem for flagrado infringindo a norma poderá sofrer penalidades que vão de multa até a perda de equipamento e pescado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here