Modernização de filtros vai melhorar qualidade da água na Região dos Lagos

Os filtros do sistema de tratamento de água da Prolagos, concessionária que atende cinco cidades da Região dos Lagos, estão passando por um processo de modernização.

O sistema conta com 12 filtros e a empresa informou que cerca de 70 toneladas de material filtrante serão trocadas.

O trabalho começou no início de junho e será feito de forma progressiva. De acordo com a Prolagos, a troca não vai comprometer o abastecimento de água na região.

Segundo a concessionária, o investimento vai resultar na melhoria da qualidade da água tratada distribuída para cerca de 400 mil moradores na baixa temporada em Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios.

Na alta temporada, o número de clientes beneficiados será de mais de 1 milhão e 200 mil, de acordo com a Prolagos.

O processo
A filtração faz parte da fase final do tratamento de água e sua função, segundo a concessionária, é separar partículas e micro-organismos que não foram retidos nos processos de coagulação e decantação.

A remoção desses flocos suspensos na água ocorre devido à aderência aos grãos de areia.

“Com estes investimentos, a estação estará mais robusta para enfrentar as variações sazonais da qualidade da água bruta da Lagoa de Juturnaíba, de onde a água é captada”, informou a Prolagos.

Segundo José Vicente Marino, gerente de Operações de Água da Prolagos , até o fim do ano serão construídas mais seis unidades, com previsão de início para atendimento da temporada de verão, quando a população chega a triplicar, aumentando a demanda de água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here