“Novembro Negro Sankofa” promove educação antirracista em Cabo Frio

0
84

 Já dizia Nelson Mandela: “A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

Pensando nessa construção de uma sociedade mais justa e ressaltando a luta contra a discriminação racial, começa nesta sexta-feira (1º), o segundo “Novembro Negro Sankofa”. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de História e Cultura Afro e Indígena, em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês.

Nesta edição, o projeto promove a Campanha Educativa Antirracista “Racismo Não!”. A programação contará com mostras, concursos, gincanas, rodas de conversa e oferecerá atividades temáticas relacionadas às relações étnico-raciais, consciência negra, educação antirracista, história e cultura Afro e Indígena.

Para este ano, foi escolhido o Sankofa, símbolo que representa o pássaro de passagem, que está sempre olhando para trás. Seu maior significado é o retorno às raízes, resgatando o que foi perdido e caminhando para frente.

Baseado nisso, o projeto desenvolverá uma iniciativa rica em possibilidades pedagógicas, a partir do estudo do processo histórico de construção do país, fazendo paralelo com as questões atuais, as influências do povo africano e indígena na cultura brasileira, a valorização das lutas, resistências e do legado ancestral dessas populações.

Confira a programação:

7 de novembro: Lançamento do Novembro Negro Sankofa 2019 na Seme;
. Início da Campanha “Para Uma Educação Antirracista”;
. Exposição Dos Trabalhos Escolares;

9 de novembro: Gincana Afro e Indígena na Funsag (1ª Etapa);

23 de novembro: Gincana Afro e Indígena na Funsag (2ª Etapa);

25 de novembro: Concurso de Ilustração e Produção Textual;

26 de novembro: Roda de Conversa no Mart- Educação Antirracista: avanços, retrocessos e perspectivas, às 18h;

29 de novembro: Cerimônia de premiação das produções vencedores do Concurso de Ilustração e Produção Textual;

De 29 de novembro a 12 de dezembro: Exposição da 1ª Mostra de Fotografia Ambiental da Secretaria De Educação de Cabo Frio na sede da instituição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here