Petrobras fará sobrevoos onde placas possam ser de petróleo que contaminaram mar de Cabo Frio, Búzios e Arraial

0
359
Pescadores recolheram quatro galões de material denso em escuro nas águas de Arraial do Cabo

A Petrobras vai realizar, nesta sexta-feira (5), sobrevoos em áreas do mar de Arraial do Cabo, onde surgiram placas de óleo que podem ser petróleo.

Equipes de órgãos ambientais monitoram e atuam, junto com pescadores, na tentativa de limpar por completo as águas desde quinta-feira (4).

Até o momento, nenhum resultado de análise foi divulgado para apontar o que é o material.

Uma equipe da Gerência de Operações em Emergências Ambientais do Inea constatou contaminação na Praia do Pontal e na Prainha, em Arraial do Cabo, após vistoria realizada na quarta-feira (3).

Placas de óleo tomaram conta da areia

Material estraga redes de pesca
Os pescadores, que recolheram quatro galões com o óleo preto e denso de praias de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios, chegaram a suspender os trabalhos porque o material contamina as redes, e gruda nos peixes e objetos.

“Tem muito óleo em todos os costões e devido à correnteza, essa massa se espalhou. Os pescadores não conseguem colocar as redes na água porque ela é perdida e fica contaminada”, relata Jorge Luís de Paula, que trabalha com pesca e resgate no mar.

Nesta sexta, as condições são melhores e alguns pescadores já foram para o mar.

Análises
O presidente da Colônia dos Pescadores, Márcio Leão, informou que os galões com o material recolhido na água foram encaminhados para a Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo (Fipac), órgão ligado à Marina dos Pescadores.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disse que ‘”a Petrobras e Marinha também coletaram amostras do óleo para análise, com o objetivo de identificar se o mesmo teve origem nas embarcações da estatal ou de outros navios que passaram na região”.

Mais prejuízo
Na quinta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) também realizou uma vistoria, para avaliar a dimensão das manchas.

“Em poucos meses nós já estamos no segundo absurdo ambiental na área de conservação da Ressex Marinha de Arraial do Cabo. Isso mostra como é necessária a fiscalização ambiental de órgãos com o Inea e ICMBio”, afirmou Leandro Mitidieri, procurador do MPF.
Em janeiro de 2019, praias de Arraial do Cabo ganharam coloração esverdeada após rompimento de uma tubulação da Prefeitura. As águas, que costumam ser cristalinas, ficaram impróprias para o banho.

Equipes compostas por técnicos do Inea, da Prefeitura de Arraial do Cabo, do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Marinha tentam identificar os responsáveis pela contaminação das águas.

O Instituto Estadual do Ambiente disse que uma nova coleta de amostras de água das praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo será feita na terça-feira (9).

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here