Seminário de Karatê e Kobudô reúne mestres e atletas em São Pedro da Aldeia

0
149

Foi realizado no último sábado, dia 08, no ginásio da Escola M. Profª. Miriam Alves de Macedo Guimarães, o III Seminário Rogério Wong Karatê e Kobudô. O evento foi uma realização da Associação Shorin-Ryu de Karatê, Kobudô e Artes Marciais (ASKKAM) de São Pedro da Aldeia e contou com a presença de mestres renomados das artes marciais no cenário nacional, entre eles o sensei Rogério Wong, de São Paulo, e o sensei Gilberto Israel, do Rio de Janeiro. A programação reuniu mais de 30 atletas, amadores e profissionais, e contou com treinamento avançado em técnicas de Karatê e manuseio de armas orientais. O evento teve a participação do secretário de Governo, Eronildes Bezerra, e de personalidades do esporte locais e da Região dos Lagos.

“É motivo de muito orgulho saber que em São Pedro da Aldeia nós temos pessoas como o sensei Guto que, acima de tudo, tem o amor do tamanho do mundo para lutar e acreditar que é possível alcançar objetivos maiores e mudar a vida de jovens através do esporte. Eu olho para essas crianças que estão lutando para mudar de faixa e penso no quanto se esforçam para chegar onde estão chegando. São trabalhos como esse que transformam e fazem da nossa sociedade uma sociedade realmente digna. Agradeço a Deus por esse dia, aos pais e a todos que estão envolvidos nesse trabalho”, declarou o secretário de Governo, Eronildes Bezerra.

Além das demonstrações de karatê, o evento foi marcado por homenagens aos mestres, atletas, apoiadores e autoridades presentes. “Hoje a nossa equipe tem oito atletas classificados para o Mundialito SHINSHUKAN Córdoba 2019, que acontece em setembro na Argentina e, para eles, é de vital importância que tenham acesso a esse tipo de treinamento avançado, desenvolvido no Japão. Agradeço também a presença do secretário Eron, que dado muito apoio ao nosso esporte”, destacou o professor anfitrião Augusto Cantizano, o sensei Guto, da ASKKAM.

Campeão Mundial de KoBu-Do, especialista em treinamento e instrutor habilitado pelo Conselho Federal e Regional de Educação Física (CREF-SP), o mestre Rogério Wong, foi um dos destaques do evento. “Vim com a missão de trazer, além dos conhecimentos técnicos um pouco mais avançados, um pouco da prática de valores, dos benefícios e da importância que o karatê traz para as pessoas”, afirmou o professor, que dá nome ao seminário.

Fundada há 34 anos no município, a ASKKAM atende atualmente cerca de 100 adolescentes e crianças, a partir dos cinco anos de idade, e conta com núcleos nos bairros São João, Balneário São Pedro, Balneário das Conchas, Rua do Fogo, Estação e na cidade de Iguaba Grande. O projeto já levou atletas para competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. “O último grande evento que nós participamos foi o Mundial do Uruguai, que nos rendeu cinco medalhas”, comentou Guto. De acordo com o mentor, o trabalho vai além da prática esportiva. “O nosso maior objetivo é formar cidadãos. Nós temos alunos recuperados de dependência química que, através do esporte, conseguiram se realizar e se recuperar”, finalizou.

A sede da Associação funciona na Rua Francisco Alves de Mendonça, número 13, no bairro Balneário São Pedro, todas as segundas, quartas e sextas, das 18h30 às 20h30. Para mais informações, os interessados em se inscrever ou fazer doações também podem entrar em contato pelo telefone (22) 99974-1528.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here