Coordenadoria de Enfermagem de Cabo Frio expande atendimento de curativos para todo o município

0
315

A Coordenadoria de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde começa a colher os frutos das ações desenvolvidas na Semana de Enfermagem, realizada em maio deste ano.  O curso sobre tratamento de feridas de alta complexidade capacitou 250 profissionais de enfermagem que estarão ampliando o atendimento ao tratamento de lesões para o PAM de Unamar,  Hospital da Mulher, UPAS de Tamoios e do Parque Burle e PAM Santo Antônio.

De acordo com a identificação da lesão e quando for necessário, o atendimento terá o suporte do  Núcleo de Tratamento de Feridas de Alta Complexidade, que funciona no Hospital São José Operário. Com essa nova metodologia, o município tem atendido de 20 a 30 pacientes por dia. O Núcleo de Tratamento de Feridas de Alta Complexidade do Hospital São José Operário é composto por três enfermeiros, médico, três técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, podólogo e assistente social. Também foi incluído neste serviço a modalidade “day clinic”,  onde é permitido que o paciente receba todos os cuidados para que não precise passar pelo processo de internação hospitalar, evitando gastos com internações e riscos para o próprio paciente.

“Nós estamos implantando nas unidades de saúde do município o Planejamento Estratégico Participativo da Coordenação de Enfermagem de Cabo Frio, voltado para três princípios básicos, que são a aplicação da Sistematização da Assistência em Enfermagem, a Humanização e a Segurança do Paciente, que já vem apontando índices consideráveis de melhora no atendimento e satisfação dos pacientes e da equipe de enfermagem envolvida no cuidado. Estamos preparando a edição de um manual para padronizar as ações de tratamento de feridas, que será entregue a todo o corpo de enfermagem do município, e mais uma série de capacitações. Para isso, contamos com parcerias importantes, como o Conselho Regional de Enfermagem – Coren-RJ, por meio do Projeto ProSAE, e do Projeto Capacita Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro”, explicou Beatriz Trindade, coordenadora de Enfermagem da Secretaria de Saúde.

Nesta segunda-feira (23), de 9 às 17h, a Comissão de Ética do Conselho Regional de Enfermagem está em Cabo Frio para a criação do Conselho de Ética de Enfermagem Municipal.  O evento acontece no Hospital Dia, na Rua Expedicionário da Pátria s/n São Cristóvão (ao lado do serviço de fisioterapia) e contará com a presença da presidente do Coren-RJ, Ana Lucia Telles Fonseca.

No dia 25, na Praça Porto Rocha será realizado um evento alusivo ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado todo dia 27 de setembro, com o objetivo de conscientizar a população de nossa cidade sobre a importância de ser doador. O evento terá aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aulão de dança com o instrutor de Fitdance Igor Guedes, além de outras atividades.

No dia 26, também no Hospital Dia, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, a entidade mais antiga da profissão, Sonia Ales, estará pela primeira vez em  Cabo Frio para conhecer o Plano de Ação de Gestão de Qualidade da Coordenadoria de Enfermagem da Secretaria Municipal, e para falar sobre os projetos da ABen para a Enfermagem Municipal.

No dia 30 de setembro, será realizado no auditório da Ferlagos o Seminário sobre Segurança do Paciente, onde se espera a presença de todos os coordenadores e de todos os diretores, responsáveis técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde do município, que será ministrado pela professora Doutora Bárbara Pompeu Christovam, representante do Brasil na Coordenação Geral da Rede Internacional de Gestão do Cuidado da Organização Pan Americana de Saúde e da Organização Mundial de Saúde. Todos os eventos acontecem de 9h às 17h.

No dia 31 de outubro, em horário a ser definido, a Coordenadoria de Enfermagem estará realizando a inauguração simbólica do Núcleo de Tratamento de Feridas de Alta Complexidade, no Hospital São José Operário, com a participação da enfermeira Mara Blanck, que dará nome ao Núcleo. Blanck é presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here