Série Jovens Pianistas tem mais uma edição neste sábado em Cabo Frio 

0
123

Cabo Frio vai receber mais uma edição da série “Jovens Pianistas”, que será realizada na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), no próximo sábado (23), a partir das 19h. Este será o quinto concerto da temporada 2022, da série que foi criada em setembro de 2002 pelo diretor artístico Hasenclever da Silva Oliveira.

O pianista paulista Bernardo Borges será a atração desta que é a 95ª edição do recital. No repertório, o pianista vai tocar clássicos de Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin e Mily Balakirev.

Todas as apresentações da série são gratuitas e têm o objetivo de formar novas plateias, divulgar a música clássica e proporcionar oportunidades aos jovens pianistas de talento em início de carreira. No local haverá uma caixa de contribuição voluntária que será repassada integralmente ao artista. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e faz parte de contrapartida da lei emergencial de auxílio ao setor cultural, conhecida como Lei Aldir Blanc. Os concertos também contam com o apoio cultural do Restaurante Torres Gêmeas; Hotel La Brise; Rádio Estação 104 FM; Jornal Ponto de Vista e do afinador de pianos, Bruno Buzzacchi.

BERNARDO BORGES

Bernardo Borges Martins é filho de músicos e sempre esteve em contato com o mundo da música, tendo sido musicalizado precocemente. Aos 7 anos começou a fazer aulas de piano na escola de seu pai, com Letícia Garays Contarelli, onde teve também a oportunidade de aprender vários instrumentos.

Aos 12 anos se apresentou como pianista na orquestra de alunos da Escola Waldorf Rudolf Steiner. Aos 13 anos começou a estudar com Felipe do Val e no ano seguinte, em 2017, foi premiado com o 2° lugar no I Concurso Nacional de Piano Yamaha. Essa premiação fez Bernardo dar prioridade aos estudos de piano, sendo levado por seu instrutor a tocar para o pianista e professor Dr. Luiz Guilherme Pozzi, que recomendou que fizesse teste para integrar sua classe de piano na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), onde foi aprovado e desde então integra a classe de piano do Prof. Pozzi.

Em julho de 2020 foi premiado com o 1° lugar na IV edição do Concurso Nacional de Piano da Escola Pró-Música de Campinas, e em agosto foi agraciado com a mais alta colocação designada em seu turno no I Concurso Internacional de Piano Linda Bustani.

Em fevereiro de 2021 foi laureado com 3° lugar no Concurso Internacional de Piano do Centro Franz Liszt, de La Nucia, na Espanha e foi o ganhador do 1° prêmio em duas edições consecutivas (XXIX e XXX) do Concurso Internacional Souza Lima, em São Paulo. Em janeiro de 2022 foi aprovado para iniciar seus estudos de bacharelado no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista.

O artista sustenta um repertório que abrange obras desde compositores do período barroco até composições contemporâneas, assim como peças de música de câmara e obras para piano e orquestra.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here