Alunos de São Pedro da Aldeia recebem orientações do programa “Saúde na Escola”

0
104

Os alunos da Escola Municipal São Francisco de Assis, no bairro Parque Arruda, receberam, nesta quinta-feira (06), o Programa Saúde na Escola (PSE) e Saúde Bucal. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu palestras sobre o combate ao aedes aegypti e sobre cuidados com a escovação. A ação, que atendeu 94 estudantes, é uma iniciativa da Secretaria de Saúde com parceria da Secretaria de Educação.

O diretor da unidade escolar, Froebel Lopes, falou sobre a parceira. “Essa é uma iniciativa muito produtiva e de crescimento para a comunidade. A partir desse encontro de hoje, muitos vão se mobilizar. Foram 94 crianças atendidas e alcançadas com novos conhecimentos”, disse.

As palestras do PSE abordaram questões relacionadas ao ciclo de vida do mosquito aedes aegypti, os vírus transmitidos por ele, os sintomas de cada doença e os cuidados necessários para evitar a proliferação do inseto, além de esclarecerem eventuais dúvidas dos estudantes. O conteúdo foi ministrado pelo guarda de endemias Alexandre Petra. Durante o encontro, os estudantes recebem cartilhas e checklist temática. A coordenadora de Educação Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, também acompanhou as atividades.

Paralelo ao PSE, a unidade foi a primeira a receber as ações do “Saúde Bucal” no ano letivo de 2018, obtendo orientações sobre como realizar a escovação dos dentes de forma correta e demais cuidados para higiene e saúde, além da entrega dos kits para os alunos, contendo fio dental, pasta e escova de dente.

Coordenadora do Programa Saúde na Escola, Luciana Bueno, destacou a importância dos programas. “Trouxemos para a comunidade do bairro Parque Arruda o PSE que fala sobre as questões relacionadas ao ciclo de vida do mosquito aedes aegypt e também o “Saúde Bucal”, iniciando nessa unidade escolar. Fizemos a distribuição do kit dental, falamos sobre como escovar os dentes. A dentista do posto do bairro acompanhou tudo. Foi um trabalho de conscientização com os alunos”, comentou.

De acordo com o cronograma, a ação segue até o dia 13 de dezembro, atendendo a 30 unidades escolares do município. Na próxima segunda-feira (10), a partir das 08h, as E. M. Rubem Arruda Câmara e Menino Jesus, ambas do bairro Morro do Milagre, receberão o programa. Ao todo, 6.280 kits serão distribuídos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here