Arraial do Cabo participa de capacitação sobre limpeza de praias

0
69

Acontece nesta segunda-feira, dia 11, e na terça-feira, dia 12, a capacitação sobre “Técnicas de Avaliação e Coordenação para Limpeza de Praias Atingidas por Óleo”, no Centro de Visitação do Porto Açu, em São João da Barra, e Arraial do Cabo está sendo representado pelo Coordenador da Defesa Civil municipal, Eduardo Bandeira, e pela Secretaria do Ambiente, através da Guarda Ambiental Marítima. 

O encontro tem como objetivo capacitar as Prefeituras para que estejam aptas para realização de ações de recolhimento e destinação dos resíduos oleosos semelhantes aos que vêm surgindo nas praias do Nordeste. A ação é preventiva para eventual atingimento da região costeira do Estado, e no primeiro momento será focada no perfil de gestores e coordenadores das áreas de Meio Ambiente e Defesa Civil.

O evento acontece em decorrência do Decreto n° 46.804 de 23 de Outubro de 2019, assinado pelo Governador Wilson Witzel, que cria o Grupo de Trabalho Especial para Acompanhamento e Vigilância diante do avanço das manchas de óleo na costa brasileira. Dentre das ações planejadas pelo Grupo de Trabalho Especial, foi incluída uma vertente de capacitação e planejamento de ações, para ser realizada junto às Prefeituras dos municípios litorâneos.

Lembrando que o município já possui uma brigada emergencial para o primeiro combate a acidentes com óleo após o episódio de vazamento na metade do ano. A capacitação foi realizada pela empresa Petrobras. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here