Enel faz operação de corte de energia elétrica clandestina em Arraial do Cabo e moradores protestam

0
560

A concessionária Enel fez uma operação de corte do fornecimento de energia elétrica clandestina no distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo, na manhã desta terça-feira, dia 18. De acordo com a empresa, a rede clandestina abastecia cerca de 300 casas do local.

Os moradores protestaram contra a operação fechando um trecho da RJ-102, que dá acesso ao distrito, e colocaram fogo em galhos. O Corpo de Bombeiros esteve no local para apagar as chamas.

A operação contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Polícia Militar. A Enel disse ainda que o Ministério Público do Rio (MPRJ) está ciente da ação de corte.

A Enel informou que as casas estão localizadas em área de preservação ambiental permanente. De acordo com a Resolução 414 da Aneel, que regulamenta o setor elétrico, esse é um dos tipos de áreas onde não pode haver instalação de rede de energia elétrica.

A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que a operação é realizada pela Enel, com o respaldo da Justiça para efetuar o corte de energia, que está sendo fornecida de forma clandestina.

NOTA OFICIAL

“A Prefeitura de Arraial do Cabo informa que a operação que aconteceu nesta manhã em uma área próxima a Monte Alto foi realizada pela Enel e pelo INEA com o respaldo da justiça. Não existe nenhum órgão da prefeitura envolvido na ação. De acordo com a Enel, a operação aconteceu para efetuar o desligamento de redes clandestinas de energia elétrica em uma área de proteção ambiental que faz parte do Parque Estadual Costa do Sol. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente se coloca à disposição para tirar dúvidas dos moradores sobre como devem proceder”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here