Espetáculo infantil chega a Região dos Lagos com apresentações gratuitas

0
226

O espetáculo infantil “Aventuras do Mundo Encanado” chega a Região dos Lagos no Rio de Janeiro, com 16 apresentações gratuitas, entre os dias 08 e 17 de agosto, voltadas para a conscientização com o meio ambiente. Com o intuito de democratizar a cultura para todos, o projeto traz uma novidade: além da tradução simultânea em libras – Língua Brasileira de Sinais -, agora as peças contarão com o recurso da audiodescrição voltada para pessoas com deficiência visual. Neste período, o teatro passará por Cabo Frio, Iguaba Grande, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, apresentando em praças, teatros e escolas da região. (confira a programação completa abaixo).

O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura e patrocínio da Prolagos. Para realização dos espetáculos em teatro o projeto também conta com o apoio das Secretarias de Educação de Armação dos Búzios, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia e do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, Teatro Municipal Dr. Átila Costa e Cine Teatro Rasa.

No Rio de Janeiro o espetáculo é encenado pelo grupo teatral Trupe Fabricarte e o enredo traz um pescador, que inconformado com a degradação do meio ambiente da Região dos Lagos, busca ajuda para levar a conscientização para a população. Junto com a tartaruga Casquinha, eles ensinam formas de se utilizar a água evitando o desperdício.

“A peça apresenta uma mensagem de conservação do meio ambiente e reforça a importância do esforço coletivo para a preservação da natureza. Com história e personagens criados a partir das características da Região dos Lagos, a peça torna-se ainda mais atraente para o público local, que se transforma em agente disseminador, ampliando o alcance destas mensagens”, afirma Carlos Roma, presidente da Prolagos.

Além da Região dos Lagos, a peça passará pelos estados de Rondônia, Mato Grosso, Pará, Mato Grosso do Sul, Piauí e Maranhão. Por meio de uma abordagem lúdica, “Aventuras do Mundo Encanado” regionaliza seus roteiros de acordo com as características de cada um dos sete estados. Sempre protagonizadas por um animal local e ambientada nas regiões, a peça busca conscientizar os jovens das problemáticas que eles enfrentam no dia a dia.

“Além da conscientização com o meio ambiente, levamos cultura e informação para lugares com pouca oferta de projetos culturais de qualidade. Agora, com libras e audiodescrição, tornamos ainda mais acessível os nossos espetáculos. Os teatros selecionados também são dotados com rampas e demais aparelhos para idosos e pessoas com deficiência física”, explica Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.

O espetáculo chega ao seu sexto ano de exibição. De 2013 a 2017 o projeto já realizou 678 apresentações, totalizando um público de mais de 126 mil crianças em 20 cidades de 7 estados brasileiros.

Aventuras no Mundo Encanado

Faixa etária: Livre

Data: 08/08

Horário: 09h30 e 13h30

Local: Cine Teatro Rasa – Av. José Bento Ribeiro Dantas – Praça do INEFi, Rasa, Búzios/RJ

Data: 09/08

Horário: 9h30 e 13h30

Local: Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb – Rua Aníbal Amador do Vale, Cabo Frio/RJ

Data: 10/08

Horário: 14h e 15h

Local: E.M. Dep. Claudio Moacyr de Azevedo – Rua Nossa Sra. da Conceição – Iguaba Pequena, Iguaba Grande/RJ

Data: 13/08

Horário: 08h e 16h

Local: – Praça do Tangará – Cabo Frio/RJ

Data: 14/08

Horário: 09h e 15h

Local: E. M. Palmira Bessa – Rua Onze Quadra 38 Lotes 09 10 – Santa Margarida – Cabo Frio/RJ

Data: 15/08

Horário: 09h30 e 14h30

Local: Escola João Torres – Rua Raimundo Castro Maia – Prainha – Arraial do Cabo/RJ

Data: 16/08

Horário: 10h e 13h

Local: Escola Municipal José Pereira – Avenida Jose Bento Ribeiro Dantas – Cem Bracas – Armação dos Búzios/RJ

Data: 17/08

Horário: 09h30 e 13h30

Local: Teatro Municipal Dr. Átila Costa – R. Francisco Santos Silva – Vila São Pedro, São Pedro da Aldeia/RJ

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here