Novos focos de incêndio na Prainha, em Arraial do Cabo

0
119

Equipes da Guarda Marítima Ambiental de Arraial do Cabo (GAMA) participaram neste sábado (19) e domingo (20) de ações no combate a focos de incêndio na Prainha, em Arraial do Cabo. A praia é cercada por dois morros, compostos de vegetação nativa e que vem sofrendo devido ao tempo seco e a falta de chuva. Desta vez o incêndio ocorreu no lado esquerdo da praia, o que fez com que a fumaça chegasse até a RJ140.

Na última quarta-feira (16) os agentes tiveram muito trabalho para controlar um outro incêndio na vegetação que fica no canto da Graçainha, no lado direito. As chamas e a fumaça começaram no início da tarde e assustaram banhistas que estavam na praia.

De acordo com o coordenador-geral da Guarda, Mauro César Gonçalves, equipes estão de plantão 24h e uma viatura está disponível para atender este tipo de caso. “Foram dois dias de queimadas. Estamos com guardas espalhados em todas as praias do município fazendo o monitoramento, justamente para termos uma ação mais imediata diante do alto índice de focos de incêndio registrados” – afirmou Mauro.

A GAMA também conta com o auxílio do helicóptero do Corpo de Bombeiros, o que é essencial no combate às chamas. “A atuação dos Bombeiros tem sido de grande importância por que muitas vezes o fogo está em locais de difícil acesso. Calculamos que 1 hectare já foi devastado, o que equivale a aproximadamente 1 campo de futebol. Sem o monitoramento e a ajuda do helicóptero o estrago poderia ser pior” – finalizou Mauro Bernardo.

Os incêndios podem ser causados por diversos fatores agregados ao tempo seco e falta de chuva. Ainda no domingo, a equipe da guarda recebeu denúncias de que pessoas estariam fazendo churrasco na praia da Graçainha. Os agentes foram até o local e flagram o grupo com uma churrasqueira acesa. As medidas cabíveis foram tomadas. A população pode fazer denúncias pelo número 153.

HELIPORTO EM PONTO ESTRATÉGICO

O helicóptero está disponível com o objetivo de diminuir o tempo no atendimento a incêndios e resgates, como em acidentes nas estradas. A aeronave fica estacionada em um heliponto construído especificamente para o período, bem ao lado do destacamento que fica no Pórtico de Arraial do Cabo. A escolha do local foi estratégica, pois fica em um ponto central para atender a toda região.

O QUE O TURISTA E MORADOR DEVE EVITAR?

Não jogue bitucas de cigarros na estrada ou em grandes avenidas.
Não deposite lixo, especialmente vidro, em trilhas.
Não queime lixo.
Não faça churrasco. Em Arraial do Cabo é proibido fazer churrasco nas praias e áreas de restinga.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here