Pular para o conteúdo

Área devastada por queimadas entre Arraial do Cabo e Araruama é equivalente a cinco Maracanãs

ii

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou nesta quinta-feira (24) que a área devastada no Parque Estadual da Costa do Sol, entre Arraial do Cabo e Araruama, é equivalente a cinco Maracanãs.

O levantamento foi feito durante um sobrevoo na área para apurar a incidência de desmatamento e ocupação irregular na Região dos Lagos do Rio.

De acordo com o Inea, além de uma área de 36 mil metros quadrados devastada por queimadas, uma área onde havia Mata Atlântica perdeu espaço após a construção de 120 casas, todas habitadas.

Imagens áreas mostram a transformação na área de Massambaba entre julho e dezembro de 2018, onde a vegetação perde lugar para casas.

Um homem foi detido na ação por crime ambiental e furto de energia. O homem preso durante a ação foi levado para a 132ª DP, em Arraial do Cabo.

As investigações por crimes ambientais serão feitas pela corregedoria do Inea e a Polícia Civil. Várias propriedades foram demolidas.

Além da construção irregular, o número de registros de fogo em vegetação em 11 cidades da Região dos Lagos e Baixada Litorânea já chegou a 471 apenas em 2019, enquanto em todo o mês de janeiro de 2018 foram 72 ocorrências.

Corpo de Bombeiros já registrou 471 focos de incêndio em vegetação na Região dos Lagos

Esta foi a primeira ação do novo governo para fiscalizar e demolir construções irregulares. Fiscais vão continuar no local para garantir que novas construções não sejam feitas, além de realizar uma ação para recuperar o que já foi destruído.

Veja também

1959912e-525d-443c-9705-14d07f734874

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Arraial do Cabo

IMG_2695

São Pedro da Aldeia amplia a capacidade de atendimento à área rural com novo trator agrícola

IMG_2687

Primeiro dia do Festival do Camarão de Cabo Frio foi um sucesso

IMG_2611

O SOMBRA: Tudo sobre a política na Região dos Lagos nesta sexta-feira, dia 10