Campanha internacional movimenta Região dos Lagos neste final de semana no combate a violência sexual contra crianças

0
100

Cerca de 300 milhões de crianças em todo o mundo vivem em constante situação de violência, seja física, sexual ou moral. O dado, divulgado em 2017 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), integra o relatório “Um Rosto Familiar: Violência na Vida de Crianças e Adolescentes”.

O número equivale a quase toda a população dos Estados Unidos. Em busca de acender um amplo debate e propor métodos para evitar o crescimento da violência sexual infantil, neste ano a campanha Quebrando o Silêncio direciona sua atenção para o tema em busca de evitar que mais crianças e adolescentes integrem estatísticas mundiais. E não só isso. A iniciativa da Rede Adventista busca, também, apresentar caminhos para a recuperação de quem, infelizmente, carrega as marcas e dores que resultam do abuso.

Com este objetivo, diversas ações serão promovidas no próximo final de semana no Brasil e América do Sul. Em Rio das Ostras, RJ, a Praça do Conjunto Habitacional de Cidade Praiana, será sede de um movimento social na tarde do sábado (24). Ação acontecerá das 15 às 17 horas e contará com programação ao vivo que inclui músicas, brindes e palestras com profissionais. O ponto alto da programação é um mini-cinema para crianças que será montado em um estande e contará com vídeos educativos e um carrinho de pipoca. Ambiente visa auxiliar os menores a detectar situações de risco e ensiná-los a como buscar ajuda. O programa conta com apoio da Guarda Municipal e Patrulha Maria da Penha. Atendimentos psicológicos e orientações jurídicas também estarão disponíveis.

Já em Cabo Frio, uma passeata acontecerá no sábado (24), das 15h às 18h, tendo como ponto de partida a Praça Unamar, e trajeto que circula pelo Shopping e atacadão local, finalizando o percurso no mesmo local de partida. Voluntários estarão com carros de som e faixas alusivas à campanha. “Órgãos governamentais e comunidades religiosas, por exemplo, podem ajudar a proteger as crianças e adolescentes ao deixar a postura meramente reativa para assumir uma agenda proativa de prevenção”, sublinha a educadora Marli Peyerl, coordenadora do projeto para oito países da América do Sul. O caminho, aponta ela, é informar e sensibilizar a população, começando pelos pais e cuidadores. E, depois, partir para a ação: criar ambientes que sejam acolhedores e inclusivos nos espaços frequentados pelos pequenos.

Em ambas ocasiões, serão entregues materiais instrutivos, como uma revista para adultos e outra para crianças, ambas com ênfase na necessidade de prevenção e conselhos sobre o que fazer para evitar a aproximação de abusadores, por exemplo. Serão mais de 3,5 milhões de exemplares distribuídos em todo o Brasil. As versões digitais dos periódicos e outras informações estão disponíveis em quebrandoosilencio.org. Apesar da campanha ter seu ponto alto neste próximo final de semana de agosto, o projeto se estende ao longo de todo o ano com palestras, ações de conscientização e iniciativas de amparo realizadas em várias localidades.

ATIVIDADES:

Dia 24.08 a partir das 15h

Praça do Conjunto Habitacional Cidade Praiana, Rio das Ostras

Praça Unamar, Cabo Frio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here