Encontro reúne empresários em São Pedro da Aldeia

0
190

Cerca de 50 empresários participaram do “Café Empresarial” em São Pedro da Aldeia. O encontro teve como objetivo discutir o cenário econômico brasileiro e as perspectivas para os próximos anos, além de promover a troca de experiências e incentivar a geração de negócios entre os empresários. A programação ofereceu palestras, consultoria empresarial e café da manhã para os participantes. A realização do evento foi fruto de uma parceria entre Prefeitura aldeense, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Caixa Econômica Federal (CEF) e Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro da Aldeia (Aciaspa). O encontro aconteceu na sede do auditório da Aciaspa, no Centro da cidade.

A diretora de Apoio Empresarial da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico e delegada da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) de São Pedro da Aldeia, Ivonete Santos, deu as boas-vindas aos participantes. “É uma honra ver esse auditório cheio. É sinal de que o corpo de empresariado da região, principalmente de São Pedro da Aldeia, está buscando informações que possam agregar às suas atividades, para que todos tenham um bom desempenho, cada um em sua área de atuação. Gostaria de colocar a Delegacia da Junta à disposição e também a nossa Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, que todos podem e devem procurar para sanar dúvidas e agregar ainda mais valor. Procuramos sempre estar participando desses eventos, junto com a Aciaspa, o Sebrae e hoje também com a Caixa Econômica, que veio para somar e agregar mais informações. Agradeço a todos pela presença”, disse.

A programação foi aberta com um café da manhã e momento de confraternização entre os empresários. Em seguida, foi realizada a palestra do consultor do Sebrae, Fábio Rhein, especialista em gestão empresarial. Em uma análise otimista, de forma prática e participativa, o profissional abordou o histórico do cenário político econômico brasileiro, passando por temas como a crise financeira mundial de 2008, as medidas adotadas à época, as políticas fiscais, cambiais e monetárias, aquecimento de determinados setores da economia, o processo de inflação e desaquecimento econômico financeiro, o período de recessão econômica, as projeções de crescimento e reformas econômicas para o próximo ano, além da apresentação de dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, referentes ao período de 2010 a 2016.

De acordo com o consultor, a palestra teve como objetivo apresentar um panorama do cenário econômico brasileiro. “A intenção foi propiciar às pessoas um conhecimento sobre o que nos levou a esse cenário econômico tão crítico, quais foram os motivos principais, aonde nós estamos agora e para onde nós vamos a partir das eleições de 2018, ao longo dos próximos 4 anos. Muitas empresas fecharam, o empresário sofreu muito, mas a economia volta a ter uma retomada no seu nível de atividade econômica. Para o empresário, esse conhecimento é fundamental, porque ele, como todos nós, vive de expectativas. Então, se a expectativa é boa, ele terá a motivação para investir e investir significa gerar mais empregos, ter uma projeção de receita e uma expectativa maior de lucro”, afirmou.

Gerente regional do Sebrae na Baixada Litorânea, Ana Cláudia Melo destacou algumas das principais soluções desenvolvidas pela entidade, os programas de capacitação, acesso ao crédito, dentre outras estratégias voltadas ao apoio e à gestão sustentável de negócios. “Nosso objetivo é apoiar os pequenos negócios para que eles tenham assistência e essa palestra vem justamente para fornecer informações relevantes, fazer com que o empresário reflita sobre como ele pode direcionar o seu negócio, qual a sua vantagem competitiva e o que ele pode fazer de diferente para obter resultados diferentes. Agradeço muito a parceria da Aciaspa, da Caixa Econômica e também do Desenvolvimento Econômico e à toda sua equipe de gestão, que também fornece apoio, toda a infraestrutura e incentivos à classe empresarial e a prova disso é quando vemos a quantidade de empresas que estão sendo atraídas para São Pedro da Aldeia”, ressaltou.

Em seguida, foi realizada uma apresentação conduzida por representantes da Caixa Econômica Federal, abordando os produtos, serviços, o conjunto de soluções integradas e as diversas vantagens da instituição financeira para apoiar empresas de todos os setores, incluindo soluções de crédito, aplicação financeira e recebíveis. Na ocasião, os participantes também receberam kits com carteira, caneta e folders. “A ideia é apresentar os produtos e deixar os nossos gerentes à disposição do empresariado local para qualquer dúvida. Eu acho esse tipo de iniciativa excelente, porque fomenta a economia da região e tem tudo a ver com o que o Sebrae, a Caixa Econômica, a Associação Comercial e a Prefeitura pensam”, comentou o gerente regional de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Anderson Naufel.

Empresário do ramo de offshore, Peter Dam elogiou a iniciativa. “Eu acho fundamental termos esse tipo de evento justamente para trazer mais esclarecimento e mais informação para os empresários, principalmente nesta fase de mudança que o nosso pais está passando, onde é difícil conseguir informação direta. Eventos como esse, que trazem setores de credibilidade como o Sebrae, a Caixa Econômica e a própria Prefeitura, nos incentivam e demonstram que existe o interesse em mudar o panorama atual e isso é muito positivo para todos”, disse.

Também participaram do evento o diretor municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos, o presidente da Aciaspa, Elton Jhonson, os analistas do Sebrae, Gleiziane Queiroz e Ronald Silveira, o gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF) de São Pedro da Aldeia, Jean Carvalho, e o gerente de Pessoa Jurídica da CEF de São Pedro da Aldeia, Willian Duarte.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here