Cabo Frio promove um dia de cuidados preventivos da saúde pelo Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

0
4

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta quinta-feira (27), um dia voltado para promoção e cuidados preventivos da saúde, em alusão ao Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho.

As atividades aconteceram na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, no Centro. Durante todo o dia, o evento, aberto para toda a população, ofereceu testes rápidos, imunização, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de receber orientação nutricional e outras informações, sobre a importância de manter hábitos saudáveis para uma boa qualidade de vida. Além das vacinas contra hepatite A e B, foram aplicados imunizantes contra a influenza e a covid-19.

O mês todo foi marcado pela Campanha Julho Amarelo. Neste período, a Prefeitura aderiu à Campanha Nacional de Conscientização das Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, também reforçando os serviços de diagnóstico precoce, que são disponibilizados na rede pública municipal, por meio do Programa de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais.

Em caso de suspeita, o paciente pode buscar as unidades que oferecem a Testagem Rápida Diagnósticos (TRD): o Hospital Dia, no bairro São Cristóvão; o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; e o PAM de Santo Antônio, em Tamoios.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF), também é possível solicitar os exames laboratoriais para detecção da doença. Os casos positivos são direcionados para tratamento com médico especialista, no Hospital Dia e na Saúde Coletiva, localizada no PAM de São Cristóvão.

VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE É A MELHOR PREVENÇÃO

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a hepatite. A vacina contra o tipo A é disponibilizada nas unidades de saúde, para crianças acima de 12 meses e menores de cinco anos, fazendo parte do Programa Nacional de Imunização. Trata-se de uma vacina inativada, com esquema de duas doses com seis meses de intervalo.

Já a vacina para o tipo B é aplicada ao nascer, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. O esquema básico se constitui de três doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda, e 180 dias da primeira para a terceira.

Prev

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here