Tecnologia de reaproveitamento de lodo será testada na ETE de Arraial do Cabo com a presença do Governador hoje  

0
89

A Prolagos anunciou nesta terça-feira (22), o lançamento de uma tecnologia inovadora e sustentável que passará a ser aplicada na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Arraial do Cabo. A tecnologia é financiada pela Águas do Rio e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com Agenersa, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Prefeitura de Arraial do Cabo. O lançamento ocorrerá durante a visita do governador Cláudio Castro, nesta quarta-feira (23), ao município para inauguração do Mirante da Prainha, às 15h.

De acordo com a Prolagos, a tecnologia contará com uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR). A Unidade é capaz de transformar o lodo resultante do tratamento do esgoto doméstico, geralmente descartado em aterro sanitário, em uma substância que pode ser reutilizada como gás biocombustível e em um tipo de carvão vegetal, chamado biochar, elemento útil para aplicação na agricultura, para recuperar solos degradados e sequestro de carbono.

No Brasil, existem diferentes formas de tratamento e reaproveitamento do lodo, mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2017) indicam que menos de 5% é reaproveitado. A maioria é aplicado como compostagem, na incineração e outras formas de gaseificação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here